terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cronograma Capilar - Parte 4



Oi, linduxas, tudo bem?
Para quem ainda não sabe, estou seguindo o cronograma capilar, tratamento de choque para os cabelos. Maravilhoso, não tenho o que dizer dele.
Mas, como cada cabelo é um cabelo, aprendi que temos que adaptar esse cronograma de acordo com o que as nossas madeixas realmente precisam.
Para quem chegou agora, o cronograma capilar oficial é aquele que dura 4 semanas:
Semana 1 – 2 hidratações e 1 nutrição
Semana 2 – 2 hidratações e 1 nutrição
Semana 3 – 2 hidratações e 1 reconstrução
Semana 4 – Recomeça do início

Antes da reconstrução ácida

Depois da reconstrução ácida


Para o clima da Itália, ainda que meu cabelo seja oleoso, ele fica ótimo com duas lavagens na semana. Para seguir o cronograma oficial, eu estava lavando três vezes na semana... e comecei a reparar que ele não estava ficando tão bonito como antes: estava ficando ressecado e com mais frizz.
Reparei também que ele estava muito poroso  e, por isso, decidi intercalar a reconstrução (de 15 em 15 dias, uma ácida para acertar o ph do cabelo)com uma hidratação ou com uma nutrição por semana, voltando a lavar apenas duas vezes durante a mesma.
Como vocês sabem, eu uso tinta há mais de 10 anos e uso secador sempre, por causa do clima frio da Itália. Então, essa combinação - tinta + secador - deixa o cabelo muito poroso e com frizz. O que o meu cabelo mais precisa, portanto, é de reconstrução. 

Por isso é importante que a gente adapte o cronograma de acordo com as necessidades do nosso cabelo. Do contrário, o efeito será o inverso: ao invés de ficar bonito, acaba ficando feio!
O cronograma oficial, na minha opinião, serve apenas para as pessoas que estão começando e precisam, com o uso dos produtos, ir verificando e aprendendo do que o seu cabelo realmente precisa.
Pelo menos pra mim está sendo assim.
Outra coisa MUITO importante: como vocês sabem, eu moro na Itália e aqui os produtos para os cabelos (para hidratar, nutrir e reconstruir) devem ficar neles por apenas alguns minutos diferentemente dos do Brasil, que precisam, na maiora das vezes, de 20 minutos para agirem e darem o resultado esperado.
Eu estava cometendo o desastroso erro de ficar com eles nos cabelos pelo tempo dos do Brasil!
Quem me deu à luz foi o pessoal do grupo Cronograma Capilar que sigo no Facebook. Dentre tantos membros (mais de 60 mil), podemos encontrar profissionais dos cabelos, cosmetologistas e pessoas da área super competentes. Então, tirei a minha dúvida com eles e me disseram que deve-se seguir EXATAMENTE o que está escrito no rótulo do produto.
Ou seja, se diz que é pra deixar agir por apenas 1 minuto, deixe agir por um minuto!
Seguramente, esses da Itália são mais fortes dos do Brasil e precisam de menor tempo para a ação.
Então, fiquem atentas: conheçam bem o cabelo de vocês, adaptem o cronograma às necessidades deles e sigam corretamente o modo de usar do produto!!
Beijocas, amores!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário