Tradutor

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Como fazer a reconstrução ácida - Cronograma Capilar

Oi, amores, tudo bem?

Fiz uma reconstrução ácida no meu cabelo e ele está maravilhoso!!
Ele fica realmente outro quando a faço: brilhoso e sem frizz.
Mas, afinal, o que é reconstrução ácida, Simone?
A reconstrução ácida é aquela onde, além de repor a massa dos cabelos, equilibra-se o Ph do mesmo.
E como faço isso? Acrescentando vinagre!
Isso mesmo, meninas... vinagre!!



Mas, antes de tudo, vamos entender o que é pH e como ele age nos fios.

O pH do cabelo gira em torno de 4,5 a 5,5. Portanto, se você aplicar um produto nos cabelos com um pH maior que esse, ele abrirá as escamas dos fios (cutículas). 
É por isso que os shampoos anti-resíduos possuem o pH mais elevado (alcalino), pois a função deles é abrir as cutículas para fazer uma limpeza mais profunda.

Em casos de processos químicos, como por exemplo a coloração e o alisamento, a abertura das escamas se faz necessária, para que as substâncias possam penetrar nos fios. E por este motivo, são utilizados produtos com pH elevado, acima de 7,0.

Porém,  o lado ruim dessa história, é que escamas abertas não deixam os fios reterem água, ocasionando um ressecamento e uma futura porosidade nos mesmos.
E é aí que entram os produtos com pH baixo (ácido), justamente para ajudar a contrair as escamas que foram abertas pelo pH alto. E com as escamas fechadas (seladas), os fios conseguem manter a água e os nutrientes em seu interior, permanecendo assim, hidratados e nutridos.

Entenderam então, a importância de se utilizar um acidificante após um processo químico? Pois se a cutícula for aberta  e permanecer assim os fios começarão a desidratar por falta de água, tornando-se ásperos, opacos e porosos.

Isso explica também porque quando se realiza uma química atrás da outra, os cabelos ficam parecendo uma "palha" se não forem tratados adequadamente após os processos.

E onde entra o vinagre nessa história? Seu pH gira em torno de 2,5 a 2,9. E como já sabemos, um pH baixo ajuda a equilibrar o pH dos cabelos e selar as suas cutículas, melhorando assim a porosidade, e devolvendo brilho aos fios.

Portanto, o vinagre é um ótimo acidificante, muito utilizado para tratar dos cabelos. Isso sem contar, que é uma opção ecológica e super em conta.

O vinagre também é muito útil para a saúde do couro cabeludo e para a caspa, pois ele atua como um poderoso agente de limpeza. Para utilizá-lo com este fim, não é preciso diluí-lo em água. Pode usá-lo puro mesmo, antes do shampoo, massageando bem o couro cabeludo, deixando agir uns minutinhos

e depois lavando normalmente.



Fonte: Clube do Cabelo e cia.


Para fazer a RA você vai precisar de:


Shampoo da sua marca de preferência (não importa se transparente ou leitoso: aprendi que a necessidade de que seja um shampoo transparente é mito!)

Creme de reconstrução de sua preferência

Creme de hidratação de sua preferência

Vinagre (meia xícara de chá diluída em  4 xícaras de chá de água)



Lave os cabelos normalmente. No último enxágue, passe metade do vinagre diluído em água nos cabelos.

Seque com a toalha. Passe o creme de reconstrução mecha por mecha e deixe agir por 10 minutos.

Enxágue e enxugue os cabelos com a toalha. Passe o creme de hidratação e deixe agir por 10 minutos.

Enxágue bem. No último enxague, passe a outra metade do vinagre diluído em água.

Se quiser, passe um condicionador de sua preferência (opcional).

Se secar os cabelos com secador ou fizer chapinha, não esqueça de antes passar um termo-protetor nos cabelos. 


Tenha certeza, minha gente: o cabelo vai ficar muito menos poroso, com muito mais brilho e sem frizz! 
Esse tratamento pode ser feito uma vez na semana!
Ele é excelente para reequilibrar o ph dos cabelos. Com ele reequilibrado, seus cabelos estarão prontos para receber o tratamento dos cremes e estes vão funcionar muito melhor!
Foi a melhor coisa que fiz para os meus cabelos!!
Mesmo se não faço a reconstrução ácida completa, sempre passo o vinagre no último enxágue pelo menos uma vez por semana. Está funcionando muito!!
Ahhhh, e para quem detesta o cheiro do vinagre como eu: não se preocupe, depois de enxutos, o cheiro desaparece por completo dos cabelos! 

Um antes e depois da reconstrução ácida:





Beijocas,
Simone Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário